GASOLINA COMUM

A gasolina é um combustível constituído basicamente por hidrocarbonetos e, em menor quantidade, por produtos oxigenados. Esses hidrocarbonetos são, em geral, mais “leves” do que aqueles que compõem o óleo diesel, pois são formados por moléculas de menor cadeia carbônica (normalmente de 5 a 10 átomos de carbono). Além dos hidrocarbonetos e dos oxigenados, a gasolina também pode conter compostos de enxofre e compostos contendo nitrogênio.

Para aumentar a eficiência e reduzir as emissões atmosféricas, a gasolina, hoje, vem adicionada de Etanol Anidro Combustível em proporção regulamentada pela ANP (Agência Nacional de Petróleo). Todas as demais especificações da Gasolina estão contidas na Resolução ANP 40/2013.

GASOLINA ADITIVADA

A gasolina aditivada é uma gasolina comum acrescentada de aditivos detergentes-dispersantes. Esses aditivos têm por finalidade a limpeza do sistema de alimentação de combustível, incluindo linha de combustível, bomba, galeria de combustível, injetores e válvulas de admissão. Seu uso continuado permite que o motor opere nas condições especificadas pelo fabricante por mais tempo, o que reduz consumo e emissões e aumenta o intervalo entre manutenções.

Para aumentar a eficiência e reduzir as emissões atmosféricas, a gasolina, hoje, vem adicionada de Etanol Anidro Combustível em proporção regulamentada pela ANP (Agência Nacional de Petróleo). Todas as demais especificações da Gasolina estão contidas na Resolução ANP 40/2013.

Para aumentar a eficiência e reduzir as emissões atmosféricas, a gasolina, hoje, vem adicionada de Etanol Anidro Combustível em proporção regulamentada pela ANP (Agência Nacional de Petróleo). Todas as demais especificações da Gasolina estão contidas na Resolução ANP 40/2013.

ETANOL

Também denominado álcool etílico, o etanol é um combustível sustentável e ecologicamente correto, mais frequentemente obtido a partir da cana de açúcar. Dentre as vantagens ambientais geradas pelo seu uso estão: a proteção da camada de ozônio, a redução do gás carbônico na atmosfera, além do aumento da umidade do ar e retenção das águas da chuva na fase de plantio e cultivo da cana.

As especificações do ETANOL estão contidas na Resolução ANP 19/2015.

DIESEL

Conhecido também como óleo diesel rodoviário é o derivado do petróleo mais consumido no Brasil. Usado em motores de combustão interna e ignição por compressão, o produto é empregado como combustível para automóveis, furgões, ônibus, caminhões, além de outros equipamentos, a exemplo dos geradores elétricos.

O óleo diesel é um composto formado principalmente por átomos de carbono, hidrogênio e em baixas concentrações por enxofre, nitrogênio e oxigênio. O diesel é selecionado de acordo com suas características de ignição e de escoamento, adequadas ao funcionamento dos motores ciclo diesel. É um produto pouco inflamável, medianamente tóxico, pouco volátil, límpido, isento de material em suspensão e com odor forte e característico.

Para aumentar a eficiência e reduzir as emissões atmosféricas, o Diesel, hoje, vem adicionado de Biodiesel em proporção regulamentada pela ANP (Agência Nacional de Petróleo). Esta e todas as demais especificações do DIESEL estão contidas na Resolução ANP 50/2013.